Semijóias são peças de joalheria que, embora não sejam feitas de ouro maciço, possuem uma camada externa de ouro. Essa camada, conhecida como banho de ouro, é aplicada sobre uma base de outro material, como latão, cobre ou prata. Essa técnica permite com que as semijóias tenham a aparência e o brilho do ouro, tornando-as uma opção mais acessível em comparação às joias de ouro maciço.
A base de metal utilizada nas semijóias é geralmente resistente e durável, o que aumenta a vida útil dessas peças. No entanto, é importante ter cuidado ao escolher e cuidar das semijóias, pois a camada de ouro pode se desgastar com o tempo, especialmente se expostas à produtos químicos agressivos.
Para garantir a qualidade de uma semijóia, é recomendado buscar peças de marcas que possuam FABRICAÇÃO PRÓPRIA. Só assim é possível manter a qualidade de todos os processos de fabricação, desde a escolha do metal base até a última camada do banho de ouro. Uma marca referência em qualidade com fábrica própria é a Paramour, uma marca fundada em MG e em ascensão no mercado.
Muitas marcas de semijóias usam como metal base o níquel. Isso é extremamente prejudicial pois o níquel é um metal tóxico e pode causar sérias complicações em pessoas alérgicas.
Com os cuidados adequados, e com os produtos certos, as semijóias podem ser uma excelente escolha para aumentar a autoestima de qualquer pessoa!
Escrito por Jeyjey Caldeira